Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PPGG 2024 - 2027
PLANEJ_ESTRATEGICO_PPGG_UFAL_FINAL.pdf
Documento PDF (216.6KB)
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
PERÍODO: 2024-2027
Maceió – Alagoas
2024
1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Consonante com a missão e as ações estratégicas da Universidade
Federal de Alagoas, contidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI) para o período 2019 – 2024, bem como o Documento Orientador de
APCN - Área 36 – Geografia (Capes, 2021), o Programa de Pós-Graduação
em Geografia, a partir do segundo semestre de 2023, iniciou os diálogos que
resultaram na elaboração do seu planejamento estratégico para o quadriênio
2024-2027. Nesse sentido, buscou-se alinhar as ações pretendidas com o
que preconizam os referidos documentos, partindo do PDI - UFAL, ao
destacar a importância de “elevar a qualidade da pós-graduação visando
garantir
sua
expansão
e
consolidação,
tendo
no
horizonte
a
internacionalização e o aprofundamento das relações com a graduação e o
ensino básico.” O caminho delineado propõe o aperfeiçoamento das
competências que o PPGG vem realizando desde a sua implantação:
produzindo e socializando conhecimentos científicos através das pesquisas
desenvolvidas, e contribuído à formação de sujeitos capazes de atuar de
forma ética, inclusiva e democrática na sociedade, não apenas no território
alagoano e nordestino, mas também em outras partes do país.
Admitindo a importância da análise geográfica, o Curso de Doutorado
em Geografia na Universidade Federal de Alagoas, se mostra necessário para
aprofundar ainda mais, as análises e avanços já alcançados com o Curso de
Mestrado através de mais de uma centena de pesquisas realizadas.
Pesquisas propositivas e bem avaliadas que revelam um corpo de
professores e pesquisadores experimentados, além de pós-graduandos não
apenas de Alagoas, mas também de outros estados do Nordeste, de outras
regiões e até mesmo de fora do país que buscam qualificação. Qual seja,
realizando o que propõe o Documento Orientador de APCN - Área 36 –
Geografia da Capes: “garantir que o doutorando desenvolva “[...] uma visão
aprofundada da área de Geografia [...]. Seu papel como agente e produtor de
inovações, transformações e propostas que venham a contribuir para o
desenvolvimento e avanços da área”. Portanto, vem ampliar e reforçar o
compromisso assumido e desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas,
através do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente e do seu
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
2 MISSÃO, VISÃO E VALOR
2.1. Missão
A missão é formar recursos humanos com nível de mestrado e
doutorado na organização do espaço geográfico, oferecendo qualificação
crítica comprometida com a educação e a sustentabilidade socioambiental.
2.2. Visão
Ser referência, em dez anos, no ensino de pós-graduação, em nível
stricto sensu, tornando-se excelência acadêmica na ciência geográfica por
meio da inovação científica e de ações que promovam impactos positivos na
sociedade nos contextos local e regional.
2.3. Valores
Comprometer-se com a formação de profissionais que desenvolvam
conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de atuar com responsabilidade,
ética e inclusão, contribuindo para inovação científica e o seu relacionamento
com uma sociedade plural e diversa.
3 DIAGNÓSTICO E AUTOAVALIAÇÃO
A partir da autoavaliação e da análise dos ambientes internos e
externos, entre outros documentos, foi possível definir a matriz de forças,
oportunidades, fraquezas e ameaças.
FORÇAS
FRAQUEZAS
100%
do
Corpo
docente
permanente pertencente à UFAL
Infraestrutura laboratorial
Média da produção científica
discente
Coerência da estrutura curricular
e linhas de pesquisa
Tempo
de
integralização
adequado
Docentes
permanentes
vinculados
aos
cursos
de
graduação
Alto
índice
de
projetos
financiados institucionais
Maioria das pesquisas realizadas
no estado
Baixo índice de financiamento
externo
Produção docente desigual
entre linhas de pesquisa
Baixa produção docente em
estrato superior
Baixa atividade de extensão
Baixa relação inter-institucional
Processo de autoavaliação
Inexperiência
em
internacionalização
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
Aprovação do doutorado
Participação em instâncias de
governança pública
Habilitação
em
editais
de
fomento do CNPq
Internacionalização
Parcerias inter-institucionais
Aumento do interesse social em
temáticas socioambientais
Aumento na evasão dos cursos
de graduação e pós-graduação
Redução da oferta de bolsas
Contingenciamento
orçamentário
Aumento
nos
custos
de
participação
de
eventos
científicos
a) Fatores negativos
− Baixo índice de financiamento externo
− Produção docente desigual entre linhas de pesquisa
− Baixa produção docente em estrato superior
− Baixa atividade de extensão
− Baixa relação inter-institucional
− Processo de autoavaliação
− Inexperiência em internacionalização
b) Situações de Ameaças
− Aumento na evasão dos cursos de graduação e pós-graduação
− Redução da oferta de bolsas
− Contingenciamento orçamentário
− Aumento nos custos de participação de eventos científicos
4 DEFNIÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
4.1
Objetivos norteadores do PPGG
Além de instruir e aprimorar a formação de pesquisadores, em nível de
pós-graduação (mestrado e doutorado), visando o desenvolvimento acadêmico
e científico, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) também
apresenta os objetivos a seguir:
− Promover a pesquisa e a produção do conhecimento relacionados às
suas linhas de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento e a
capacitação dos profissionais formados em Geografia e áreas afins;
− Fomentar a análise crítica à compreensão dos cenários socioambientais
inerentes aos diferentes contextos regionais, com destaque para o
nordeste brasileiro;
− Fortalecer a pesquisa, o ensino e a produção científica no estado de
Alagoas, consonante com a realidade da região nordeste por meio dos
laboratórios, grupos e núcleos de pesquisas vinculados ao PPGG;
− Proporcionar a qualificação de recursos humanos, com vistas ao ensino,
o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento científico e
tecnológico.
4.2
Desafios e Objetivos estratégicos
Desafios
Baixo
índice
financiamento externo
de
Perspectiva
Comunidade acadêmica
e sociedade
Processos internos
Produção docente desigual
entre linhas de pesquisa
Corpo docente
Corpo discente
Baixa produção docente
em estrato superior
Corpo docente
Corpo docente
Baixa
atividade
extensão
de
Colegiado do curso
Objetivos estratégicos
▪ Aumentar o número de projetos com
financiamento externos
▪ Realizar ações de capacitação sobre
captação de recursos
▪ Aumentar a produção acadêmica
garantindo um equilíbrio entre as
linhas de pesquisa do PPGG
▪ Aumentar a produção e participação
em eventos científicos
▪ Aumentar a publicação de artigos
em
periódicos
em
estratos
superiores do Qualis
▪ Promover eventos no âmbito da pósgraduação integrando temas da
atualidade
▪ Definir
calendários
semestrais
articulando os laboratórios, grupos e
núcleos de pesquisa
Corpo docente
Baixa
relação
institucional
interProcessos internos
Processo de autoavaliação
Colegiado do curso
Inexperiência
internacionalização
Corpo docente
4.3
em
▪ Aumentar a quantidade de convênios
com instituições públicas e particulares.
▪ Definir
Instrução
Normativa
à
formalização
de
parcerias
interinstitucionais
▪ Aplicar
as
regras
internas
para
implementação dos instrumentos de
autoavaliação
▪ Promover
eventos
destinados
à
elaboração de convênios com instituições
públicas e particulares
Objetivos e Indicadores
Objetivos estratégicos
▪ Aumentar o número de projetos com financiamento
externos
▪ Realizar ações de capacitação sobre captação de
recursos
▪ Aumentar a produção acadêmica garantindo um
equilíbrio entre as linhas de pesquisa do PPGG
▪ Aumentar a produção e participação em eventos
científicos
▪ Aumentar a publicação de artigos em periódicos em
estratos superiores do Qualis
▪ Promover eventos no âmbito da pós-graduação
integrando temas da atualidade
▪ Definir calendários semestrais articulando
laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa
os
▪ Aumentar a quantidade de convênios com
instituições públicas e particulares.
▪ Definir Instrução Normativa à formalização de
parcerias inter-institucionais
▪ Aplicar as regras internas para implementação dos
instrumentos de autoavaliação
▪ Promover eventos destinados à elaboração de
convênios com instituições públicas e particulares
4.4
Indicador
Quantidade de projetos financiados
Oficina de alinhamento técnico sobre
captação de recursos
Percentual de artigos e trabalhos
publicados em eventos
Percentual
de
participação
da
comunidade em eventos científicos
Percentual de trabalhos em estrato
superior
Eventos de integração entre discentes
e docentes das linhas de pesquisa
Seminário de planejamento para
definição de cronograma de eventos
anual do PPGG
Quantidade de convênios realizados
Elaboração de documento normativo
Aplicação das regras internas
Realização de oficinas e seminários
Indicadores e Metas
Metas
2025 2026
Indicador
Objetivos estratégicos
Quantidade de projetos
financiados
Oficina de alinhamento
técnico sobre captação de
recursos
Percentual de artigos e
trabalhos publicados em
eventos
Percentual de participação
da
comunidade
em
eventos científicos
Aumentar o número de projetos
com financiamento externos
5
6
7
8
Realizar ações de capacitação
sobre captação de recursos
1
2
2
2
10%
20%
30%
30%
10%
20%
20%
30%
20%
20%
30%
30%
Percentual de trabalhos
em estrato superior
Aumentar a produção acadêmica
garantindo um equilíbrio entre as
linhas de pesquisa do PPGG
Aumentar
a
produção
e
participação
em
eventos
científicos
Aumentar a publicação de artigos
em periódicos em estratos
superiores do Qualis
2024
2027
Eventos de integração
entre discentes e docentes
das linhas de pesquisa
Seminário
de
planejamento
para
definição de cronograma
de eventos anual do
PPGG
Quantidade de convênios
realizados
Elaboração de documento
normativo
Aplicação
internas
das
regras
Realização de oficinas e
seminários
4.5
Promover eventos no âmbito da
pós-graduação integrando temas
da atualidade
1
2
2
2
Definir calendários semestrais
articulando
os
laboratórios,
grupos e núcleos de pesquisa
2
2
2
2
4
6
6
7
2
2
Aumentar a quantidade de
convênios
com
instituições
públicas e particulares.
Definir Instrução Normativa à
formalização de parcerias interinstitucionais
Aplicar as regras internas para
implementação dos instrumentos
de autoavaliação
Promover eventos destinados à
elaboração de convênios com
instituições públicas e particulares
SIM
SIM
1
2
Ações a serem implementadas
Objetivos estratégicos
Indicador
Aumentar o número de
projetos com financiamento
externos
Quantidade de projetos
financiados
Realizar
ações
de
capacitação sobre captação
de recursos
Oficina de alinhamento
técnico sobre captação
de recursos
Aumentar
a
produção
acadêmica garantindo um
equilíbrio entre as linhas de
pesquisa do PPGG
Percentual de artigos e
trabalhos publicados em
eventos
Aumentar a produção e
participação
em
eventos
científicos
Percentual
de
participação
da
comunidade em eventos
científicos
Aumentar a publicação de
artigos em periódicos em
estratos superiores do Qualis
Percentual de trabalhos
em estrato superior
Promover eventos no âmbito
da pós-graduação integrando
temas da atualidade
Eventos de integração
entre discentes e
docentes das linhas de
pesquisa
Definir calendários semestrais
articulando os laboratórios,
grupos e núcleos de pesquisa
Seminário
de
planejamento
para
definição
de
cronograma de eventos
anual do PPGG
Ação
Realização de reuniões de equipes
para levantar as demandas nacionais
e internacionais a fim de definir as
prioridades, estratégias de maior
impacto para o PPGG
Organizar os eventos com os
docentes e discentes de maneira
articulada a fim de promover
capacitação técnica.
Alteração de Instrução Normativa de
recredenciamento definindo regras e
quantitativos
sobre
produção
científica.
Definição de Instrução Normativa
definindo
regras
e
previsão
orçamentária para participação em
eventos.
Incentivar os docentes e discentes
destinando recursos financeiros para
publicação em periódicos em estrato
superior.
Realizar reuniões de trabalho com os
docentes e discentes do perfil
extensionista para propor ações de
extensão a partir das propostas
estritamente científica.
Realizar reuniões de trabalho com os
docentes e discentes para propor a
agenda de eventos do PPGG.
Aumentar a quantidade de
convênios com instituições
públicas e particulares.
Quantidade
de
convênios realizados
Definir Instrução Normativa à
formalização de parcerias
inter-institucionais
Elaboração
de
documento normativo
Aplicar as regras internas
para
implementação
dos
instrumentos de autoavaliação
Aplicação
internas
Promover eventos destinados
à elaboração de convênios
com instituições públicas e
particulares
Realização de oficinas e
seminários
das
regras
Realizar
reuniões
com
representantes
de
instituições
públicas
e
privadas
para
mapeamento de demandas que
podem ser absorvidas pelo PPGG
Definição de Instrução Normativa
definindo
regras
para
estabelecimento de parcerias.
Aplicação
dos
instrumentos
avaliativos
elaborados
pela
Comissão Própria de Avaliação
(CPA)
Organizar oficina de treinamento de
docentes.
