Instrução Normativa 01/2021 - Diretrizes de Auto Avaliação do PPGG

Regulamenta as diretrizes de Auto Avaliação do Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Alagoas e dá outras providências

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                    SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG

INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2021

Regulamenta as diretrizes de Auto
Avaliação do Programa de Pós
Graduação em Geografia do Instituto de
Geografia, Desenvolvimento e Meio
Ambiente da Universidade Federal da
Alagoas e dá outras providências.
Considerando a Portaria Nº 07/2020 de 20 de agosto de 2020, que estabelece a
composição da Comissão de Auto Avaliação.
Considerando a Seção 14 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da
Universidade Federal de Alagoas (2019 a 2023), que trata da Avaliação e
Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia (PPGG),
Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas
(UFAL), estabelece as diretrizes para realização da Auto Avaliação.
A Comissão de Auto Avaliação agrega todos os agentes atuantes no PPGG/UFAL,
se utilizando de informações em busca dos seguintes objetivos:
a.
estabelecer os mecanismos de acompanhamento e avaliação das atividades
desenvolvidas no âmbito do PPGG;
b.
definir os instrumentos e procedimentos para fins da avaliação contínua do
Programa; e
c.
fornecer ao Colegiado do Curso os subsídios necessários às avaliações de
cursos Stricto Sensu realizadas quadrienalmente pela CAPES.
Nesse processo, a Comissão leva em conta a missão do PPGG, os valores
institucionais, desempenho da Coordenação, Colegiado e Conselho do Programa, corpo
técnico-administrativo, organização curricular, infraestrutura do curso, desempenho
docente, articulação do Programa com a graduação, com a extensão e a pesquisa, perfil e
desempenho dos estudantes ingressantes e o acompanhamento dos egressos.
Em função dos resultados obtidos, a Comissão verificou a necessidade de um
processo mais amplo de avaliação, definindo os seguintes mecanismos, instrumentos e
procedimentos que estão sendo implementados no âmbito do Programa PPGG:

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Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG

1. AVALIAÇÃO DAS DIRETRIZES DO PPGG
Objetivos:
- Avaliar as políticas implementadas no Programa em consonância com o Plano
de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFAL); com o Plano de Desenvolvimento da
Unidade Acadêmica (PDU-IGDEMA/UFAL) e com o Regimento Interno do Programa.
- Avaliar a gestão do programa, envolvendo a Coordenação do Curso; o Colegiado
do Curso e o Conselho do Programa.
Respondentes: Coordenação e demais professores do curso de Mestrado em
Geografia do PPGG.
Periodicidade: bienal (ao final do mandato da Coordenação).
Forma de aplicação do questionário: formulário eletrônico via e-mail e/ou
SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).
Responsáveis pela aplicação: Comissão de Autoavaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Autoavaliação.
Divulgação dos resultados: O Conselho do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o final do semestre em que for aplicado.
2. AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE INGRESSANTE NO CURSO DE
MESTRADO EM GEOGRAFIA
Objetivo:
- Avaliar o perfil do estudante ingressante.
Respondentes:Alunos regulares do curso de Mestrado em Geografia do PPGG.
Periodicidade: anual (no início do primeiro período letivo, após matrícula
inicial).
Forma de aplicação do questionário: formulário eletrônico via SIGAA.
Responsáveis pela aplicação: Comissão de Auto Avaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Auto Avaliação.

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Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG

Divulgação dos resultados: O Conselho do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o final do primeiro semestre de cada ano.
3. AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO CURSO
Objetivo:
- Verificar se a organização curricular, a infraestrutura física e os serviços técnicoadministrativos estão atendendo às expectativas dos docentes e dos estudantes.
Respondentes: Alunos regulares e especiais do curso de Mestrado em Geografia
do PPGG.
Periodicidade: semestral (no final de cada período letivo).
Forma de aplicação do questionário: formulário eletrônico via e-mail e/ou
SIGAA.
Responsáveis pela aplicação: Comissão de Auto Avaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Auto Avaliação.
Divulgação dos resultados: O Conselho do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o início do semestre seguinte ao que for aplicado.
4. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA DOCÊNCIA DO PPGG
Objetivos:
- Fornecer feedback ao docente de cada disciplina;
- Identificar e encaminhar ao Colegiado estratégias de melhoria da prática docente
no PPGG.
Respondentes: Alunos regulares e especiais do curso de Mestrado em Geografia
do PPGG.
Periodicidade: semestral (no final de cada período letivo).
Forma de aplicação do questionário: formulário eletrônico via e-mail e/ou
SIGAA.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG

Responsáveis pela aplicação: Comissão de Auto Avaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Auto Avaliação.
Divulgação dos resultados: O Conselho do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o início do semestre seguinte ao que for aplicado.
5. AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DO PPGG NA FORMAÇÃO DOS
ESTUDANTES
Objetivo:
- Verificar se a formação oferecida pelo curso melhorou o desempenho dos
estudantes, identificando o nível de satisfação do egresso.
Respondentes: egressos do curso de Mestrado em Geografia.
Periodicidade: anual.
Forma de aplicação do questionário: formulário eletrônico encaminhado via email.
Responsáveis pela aplicação: Comissão de Auto Avaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Auto Avaliação.
Divulgação dos resultados: A Coordenação do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o final do primeiro semestre de cada ano.
6. AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Objetivo:
- Verificar os resultados da aplicação de políticas de ações afirmativas.
- Avaliar quantas vagas ofertadas foram preenchidas na seleção para ingresso.
- Avaliar quantos cotistas conseguiram bolsas;
- Avaliar quantos cotistas concluíram o curso no período regular.

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Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG

Público alvo: ingressos e egressos do Programa que utilizaram as políticas de
ações afirmativas.
Periodicidade: anual.
Forma de obtenção das informações: SIGAA.
Responsáveis pela aplicação: Comissão de Auto Avaliação.
Tabulação e análise dos resultados: Comissão de Auto Avaliação.
Divulgação dos resultados: A Coordenação do Programa deverá disponibilizar o
relatório dessa avaliação para consulta, bem como apresentar em Reunião Plenária os
resultados até o final do primeiro semestre de cada ano.

Maceió, setembro de 2021

Kleython de Araújo Monteiro
Coordenador do PPGG/UFAL