Apresentação
Especialização em Análise Ambiental
O Curso de Especialização em Análise Ambiental vem sendo ofertado desde 1982 pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao antigo Departamento de Geociências, seguido do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e, hoje, o Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
A crescente participação da Geografia no estado de Alagoas, vem tratando de temas inerentes à relação Sociedade-Natureza na temática ambiental que exige cada vez mais de profissionais para atender à demandas de um mercado de trabalho que requer de recursos humanos qualificados.
Representou a início da pós-graduação na Geografia como alternativa de formação continuada, solidificando as bases para a existência do curso Stricto sensu (Mestrado) para egressos do curso de Geografia e áreas afins.
Por essas razões, o projeto proposto, trata de um curso Lato Sensu voltado para qualificar profissionais de diversas formações acadêmicas que atuam na área ambiental, tanto em nível regional quanto nacional, oferecendo-lhes subsídios teóricos, metodológicos, tecnológicos e práticos para exercerem os conhecimentos adquiridos no curso nas áreas de planejamento territorial e ambiental nos âmbitos públicos e privados.
Nesse contexto a abordagem ambiental passa a ser o caminho da reflexão do curso proposto justificando o envolvimento de diferentes áreas do conhecimento que desenvolvem estudos inerentes à sustentabilidade ambiental. O evento ou fenômeno ambiental tem como uma de suas características a expressão espacial e mais, apresenta uma dada complexidade diante dos problemas gerados, ameaçadores a existência da vida na terra.
Assim, justifica-se a formação de uma massa crítica nessa temática por meio de uma abordagem inter e multidisciplinar estruturada por subsídios teóricos metodológicos capazes de responder pelos problemas ambientais.
Para tal, estudos integrados do meio ambiente, o emprego de métodos geográficos para análise ambiental e o uso de tecnologias de informações geográficas, são as principais ferramentas metodológicas do curso, de forma a subsidiar a qualificação para o planejamento territorial e ambiental.
Nesse sentido, além da fundamentação teórica que responda aos objetivos propostos no desenvolvimento do curso, este terá reflexões e práticas do uso das geotecnologias nos estudos ambientais para procedimento analíticos.