Perfil do Profissional

Perfil do Profissional conforme descrito no Projeto Político Pedagógico do curso Geografia Licenciatura modalidade a distância do IGDEMA/UFAL/UAB


O aluno egresso do Curso de Geografia Licenciatura EAD da UFAL estará apto para exercer a docência na educação básica, com atuação consciente e crítica, pautada em uma formação científica e metodológica calcada na concepção nuclear do curso que lhe faculte condições para exercer influência efetiva nas atividades pedagógicas, colaborando na formação do cidadão e buscando conscientizá‐lo da importância da preservação do equilíbrio socioambiental do país e, particularmente, do Estado de Alagoas.

 

Nesse sentido, o Curso reafirma e integra ao seu Projeto Pedagógico as competências e habilidades básicas e específicas do profissional da área de Geografia, exaradas no Parecer CNE/CES 492/2001, de 03/04/2001, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, destacando o que se refere especificamente à Geografia. Parte‐se do entendimento de que para o bom desempenho docente o professor deve dominar os conteúdos científicos da área de conhecimento em que se propõe a atuar e compõe com o disposto na Resolução CNE/CP 01, de 16/02/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, curso de licenciatura de graduação plena, o perfil dos egressos. Desta forma, amplia as competências e habilidades de caráter específico de sua área de formação, agregando aquelas do conhecimento pedagógico.

 

Em relação ao conhecimento científico, que embasa a ação docente do professor de Geografia para a Educação Básica, espera‐se que ele seja capaz de:

 

"Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e aos espaços produzidos pelas sociedades humanas em suas relações com a natureza, na perspectiva dos fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia, dominando e aprimorando as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico".