Histórico recente do PIBIC no IGDEMA

Aqui verifica-se o histórico recente da quantidade de projetos e discentes no PIBIC em nosso Instituto, indicando as quantidades de bolsistas e os diferentes financiamentos.

09/03/2021 20h54

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem sido um instrumento de grande valor na formação técnica e acadêmica no IGDEMA.

O PIBIC se constitui como o início de uma caminhada na pesquisa científica para muitos discentes, que acabam por adquirir mais experiência na realização de projetos e planos de atividades, bem como obtêm, em geral, maior chance de ingresso em cursos de Pós Graduação.

O Igdema tem apresentado, entre 2008 e 2018, um crescimento de projetos realizados no PIBIC. Desde então, temos visto uma variação pequena na quantidade de projetos, o que pode indicar uma estabilidade numérica destas ocorrências, como observado abaixo:

Projetos.jpg

Em relação ao número de discentes participantes, também observa-se um crescimento até o ano de 2018 e depois uma pequena variação.

alunos.jpg

A quantidade de bolsas, elemento importante na realização da pesquisa, se apresenta como possuindo um aumento até 2018 e posteriormente uma estabilidade com pequena variação:

bolsas.jpg