Programa de Extensão do IGDema
Programa de Extensão do IGDEMA 2019 - 2024.pdf
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E MONITORIA
Programa de Extensão do Instituto de Geografia Desenvolvimento e
Meio Ambiente (2019/2024)
Geografia e Sociedade
MACEIÓ
2019
1 DO TÍTULO DO PROGRAMA
Geografia e Sociedade
2 DA VIGÊNCIA E DURAÇÃO
O presente programa de extensão terá vigência de 5 anos, compreendendo o
período entre 2019 e 2024. Período necessário a formação das primeiras turmas regidas
pelos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação em Geografia iniciados em
2018.
3 DA IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
A extensão universitária compreende um dos pilares basilares da Universidade,
possibilitando um espaço de vivências, experiências e intercâmbios da Ufal, seus docentes,
técnicos administrativos, discentes e colaboradores com a sociedade. Contribuindo para a
construção de uma formação profissional crítica e antenada com as demandas e anseios
sociais e do Mercado de Trabalho. Aproximando a Universidade, suas Unidades
Acadêmicas, Setores Administrativos e diversos atores que constituem a Universidade, do
cotidiano vivido e experimentado dos cidadãos no Estado de Alagoas e também
promovendo intercâmbios com aqueles de outras Unidades da Federação.
4 DA NORMATIZAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO
O presente documento foi construído pelos docentes do IGDEMA, sob a
coordenação da Comissão de Extensão e Monitoria da Unidade, estruturado com base nas
indicações normativas contidas na Resolução n° 04 de 2018 e Resolução nº 65 de 2014 do
Consuni/Ufal, que estabelecem as Diretrizes Gerais para a Extensão no âmbito da
Universidade. Tendo como um de seus objetivos a curricularização da extensão nos Cursos
de Graduação em Geografia do IGDEMA, o presente Programa inseriu em seu universo
formativo os princípios e diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Extensão
Universitária e as definições estratégicas definidas pela Lei 13.005 de 25 de junho de 2014
que instituiu o Plano Nacional de Educação. Além da RESOLUÇÃO Nº 7, de 18 de dezembro
de 2018, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024.
A Resolução nº 65 de 2014 do Consuni/Ufal, define que a Extensão Universitária,
inspirada no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que
promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade,
sob a égide dos seguintes princípios gerais:
I - O desenvolvimento da ciência, da arte e da tecnologia deve
alicerçar-se nas prioridades do local, da região, do País;
II - A Universidade como partícipe da sociedade, deve estar
sensível a seus problemas e apelos, quer através dos grupos sociais
com os quais interage, quer através das questões que surgem de
suas atividades próprias de ensino, pesquisa e extensão, sem isolarse numa postura de detentora de um saber pronto e acabado, que
vai ser oferecido à sociedade;
III - A Universidade deve colaborar com os movimentos sociais, no
âmbito de ações que visem à superação das atuais condições de
desigualdades e exclusão existentes no Brasil;
IV - A ação cidadã da Universidade implica na efetiva difusão dos
saberes nela produzidos, de tal forma que as populações, cujos
problemas tornam-se objeto da pesquisa acadêmica, sejam também
consideradas sujeitos desse conhecimento, tendo, portanto, plenos
direitos de acesso às informações resultantes dessas pesquisas;
V - A atuação junto ao sistema de ensino público deve se constituir
em uma das diretrizes prioritárias para o fortalecimento da
educação básica através de contribuições técnico-científicas e
colaboração na construção e difusão dos valores da cidadania;
VI - A sistematização das ações de extensão em programas deve
ser priorizada como metodologia para o cumprimento das diretrizes
de impacto, interação social dialógica e construção de parcerias,
interdisciplinaridade e integração ensino/pesquisa.
Estas instruções normativas foram incorporadas aos projetos pedagógicos dos
cursos de Graduação em Geografia do Instituto. Reconhecendo a formação acadêmica
como processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais,
culturais, étnico-raciais e produtivas, as quais estão inseridas nas abordagens, conceitos e
métodos geográficos. Além de influenciarem na atuação profissional dos egressos dos
cursos de Geografia do IGDEMA em suas futuras atuações no mercado de trabalho. Desta
forma, este Programa de Extensão tem como um de seus pilares, promover a articulação da
extensão com o ensino e pesquisa, através das vivências e intercâmbios promovidos pelas
ações e projetos realizados no âmbito do IGDEMA e em diversos espaços de interação
social presentes no Estado de Alagoas.
As ações a serem desenvolvidas no contexto da extensão no IGDEMA visam uma
construção educacional plural e de consciência crítica dos sujeitos sociais, Geógrafos e
educadores em Geografia. Permitindo a articulação dos processos de ensino, pesquisa e
extensão, de forma a ajudar os estudantes a desenvolverem competências e habilidades que
lhe permitam compreender criticamente que a formação e o desenvolvimento profissional
devem ser processos de construção permanente, devido à própria dinâmica social que está,
permanentemente, em construção, em seu desenvolvimento e transformação.
O entendimento de que os processos formativos produzidos por uma trajetória de
ações sistemáticas no ensino, pesquisa e extensão, venha a atender aos anseios da
Sociedade Alagoana, ajudou na construção dos projetos pedagógicos dos cursos de
Geografia do Instituto, entendendo que os perfis profissionais dos seus egressos devem
atender as demandas da sociedade no tocante a pesquisa e planejamento espacial, bem
como, da formação educacional na Educação Básica, Técnica e Superior. Tendo como
base, saberes e competências construídos a partir de uma visão crítica das relações
espaciais, análise das paisagens, delimitações, estudos regionais e percepção dos lugares
em diversas escalas espaciais e temporais.
Outro referencial inserido na construção do presente Documento foi a necessidade e
importância de promover espaços de diálogos sobre temas emergentes na sociedade,
ligados ao respeito a diversidade, em diversos setores sociais, a exemplo da diversidade
religiosa, sexual, meio ambiente e igualdade de gênero, entre outros. Temáticas que podem
fazer parte das análises geográficas e são cotidianamente vivenciadas pelos profissionais
da Geografia em sua atuação profissional. Podendo ser discutidas ao longo das ações de
extensão promovidas no Instituto. Exercitando cotidianamente a indissociabilidade dos
pilares que alicerçam a Universidade, o ensino, pesquisa e a extensão, fundamentais no
fazer universitário, desenvolvidos na Ufal. Além dos princípios sobre os quais se assentam
as ações de extensão em concordância com a Política Nacional de Extensão quando aquela
define entre seus campos prioritários a contribuição do conhecimento técnico-científico na
formação da cidadania.
5 DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
A estratégia de curricularização da extensão adotada pela Ufal está disciplinada
pela Resolução 04/2018 Consuni/Ufal e compreende a oferta de disciplinas de extensão,
em número e duração correspondentes a no mínimo 10% da carga horária total dos cursos
de Graduação. Essas disciplinas recebem a nomenclatura de Atividades Curriculares de
Extensão (ACE), e devem ser inseridas nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de
graduação vigentes e novos.
Para atender ao que estabelece a Resolução 04/2018 Consuni/Ufal, nos cursos de
Graduação em Geografia do IGDEMA foram inseridas 5 disciplinas voltadas para a
extensão Atividades Curriculares de Extensão em Geografia – ACEGEO, ACEGEO I
(64h), ACEGEO II (64h), ACEGEO III (64h), ACEGEO IV (64h), ACEGEO V
Licenciatura (94h), em ambos os cursos nos turnos vespertino e noturnos, totalizando 350
horas. Compreendem componentes curriculares que em articulação com o ensino e a
pesquisa, promovem a incorporação da extensão universitária à formação docente por meio
da imersão, prospecção, proposição e desenvolvimento de ações sistemáticas e
contextualizadas no âmbito da formação acadêmica, nas suas mais diversas dimensões.
Diante das especificidades de formação comum e específicas, referentes as habilitações em
Licenciatura e Bacharelado, parte das disciplinas de extensão podem ser cursadas por
discentes de ambos os cursos, bem como, só poderão cursar a disciplina específica de sua
habilitação de formação (tab. 01).
Tabela 01. Disciplinas de extensão em Geografia. Fonte: os autores
ACEs
ACEGEO I
ACEGEO II
ACEGEO III
ACEGEO IV
ACEGEO V
Períod
o
3º
4º
5º
6º
7º
C.
Horária
64 horas
64 horas
64 horas
64 horas
64 horas
Projetos Institucionais
Curso
Geografia nas comunidades
Geografia e meio ambiente
Geografia e suas tecnologias
Geografia e o planejamento dos territórios
Geografia na Escola
Licenciatura
e Bacharelado
Licenciatura
Atendendo Resolução 04/2018 Consuni/Ufal, cada discente dos cursos de
Graduação do IGDEMA, cada discente terá que participar obrigatoriamente de no mínimo
2 projetos de extensão e mais um tipo de atividade de extensão que podem ser cursos,
eventos ou produtos. Essas atividades serão desenvolvidas ao longo das disciplinas
ACEGEO, tendo como base o planejamento das referidas disciplinas e atendendo a carga
horária das mesmas. Os docentes mediam a inserção, participação, acompanhamento e
avaliação dos discentes ao longo das atividades dos projetos e demais modalidades de
atividades de extensão.
Dada a multiplicidade de áreas que compreendem o saber geográfico, organizado
institucionalmente no IGDEMA em 4 sub áreas da Geografia, Ensino de Geografia,
Geografia Física; Geografia Humana e Cartografia, Técnicas e Geotecnologias, os discentes,
com a anuência dos docentes ministrantes das disciplinas de ACEGEO e de seus
planejamentos pedagógicos, ao longo dos semestres letivos, poderão escolher em quais
projetos, eventos, cursos e produtos cumprirão as atividades das disciplinas. Para isso, cada
ACEGEO terá em seu planejamento a articulação com os projetos e demais ações previstas no
presente Programa de Extensão, bem como, respeitará a sequência de disciplinas, saberes e
competências construídos ao longo da formação dos discentes.
Ao longo do tempo, mínimo e máximo, de integralização dos Cursos de Graduação
o IGDEMA garantirá a oferta de vagas para os discentes nos projetos, eventos, cursos e
produtos de extensão. Para isso, as ações necessárias a formação dos discentes, ao longo de
seus cursos, constam no presente Programa de Extensão, bem como, serão mantidas
quando da sua atualização ou construção de um novo Programa de Extensão da Unidade,
garantindo assim, a integralização dos cursos pelos discentes no tocante a curricularização
das atividades de Extensão, tendo como base as diretrizes regulamentadas pela Legislação
Vigente e pela Ufal.
6 DOS PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO NO IGDEMA
O IGDEMA, em concordância com as regulamentações da Ufal, busca promover
ações e projetos de extensão nas oito áreas temáticas de extensão classificadas pelo Plano
Nacional de Extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio
Ambiente; Saúde; Tecnologia; e Produção e Trabalho. Para isso, busca englobar nos projetos e
ações de extensão desenvolvidos no âmbito do Instituto o mais variado leque de linhas de
extensão, com o intuito de promover múltiplas vivências e fazeres que ajudem na construção
de saberes e competências em Geografia, nas suas quatro sub áreas: Ensino de Geografia;
Geografia Física; Geografia Humana e; Cartografia, Técnicas e Geotecnologias. Nesse sentido,
tem assumido a Extensão como uma das dimensões da vida acadêmica, ou seja, uma forma de
vivenciar o processo ensino-aprendizagem além dos limites da sala de aula, com a
possibilidade de aproximar a Universidade das diversas organizações da sociedade, numa
enriquecedora troca de conhecimentos e experiências. Assim sendo, por fazer parte da
formação acadêmica, a extensão se materializa no IGDEMA através de seu Programa de
Extensão, que engloba projetos e ações permanentes e esporádicas realizadas ao longo dos
semestres letivos.
6.1 Os projetos de Extensão
Como estratégia de implementação das atividades de extensão no âmbito do
IGDEMA, optou-se pela elaboração de projetos amplos, os quais poderão abarcar os
diversos projetos dos grupos de pesquisa, laboratórios e docentes do Instituto. Para isso,
foram elaborados e aprovados pelo Conselho da Unidade, os projetos: Geografia nas
Comunidades; Geografia e Meio Ambiente; Geografia e Suas Tecnologias; Geografia e o
Planejamento dos Territórios e; A Atuação do Profissionais da Geografia.
6.1.1 Geografia nas comunidades
6.1.1.1 Identificação
Áreas temáticas: Cultura; Direitos Humanos; Comunicação e Trabalho.
Linhas de Extensão: Organização da Sociedade e Movimentos Sociais; Desenvolvimento
de Produtos; Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento
Tecnológico; Divulgação Científica e Tecnológica; Grupos Sociais Vulneráveis; Gestão
Informacional; Inovação Tecnológica; Questões Ambientais; Recursos Hídricos e
Tecnologia da Informação; Turismo e Desenvolvimento Humano.
6.1.1.2 Introdução
A Geografia Humana tem como principal objeto de estudo o espaço geográfico, que
é organizado e modificado por meio das seres humanos-natureza. Portanto, os elementos
humanos estão diretamente relacionados com o ambiente e se interagem no processo de
organização espacial.
Visando proporcionar maior praticidade para as pesquisas, classificamos os artigos
em Geografia Humana e Geografia Física. Entretanto, é importante ressaltar que essas duas
vertentes não estão desvinculadas, e que essa divisão não prejudicou a análise crítica da
configuração do espaço geográfico resultante das relações sociedade-meio.
Portanto, o projeto Geografia nas Comunidades irá abordar temáticas relacionadas à
população,
distribuição
populacional,
composição
étnica,
globalização,
relações
econômicas, desigualdades socioeconômicas, transportes, fontes de energia, dentre outros
assuntos pertinentes. O que compreende a inserção de ações de extensão voltadas para as
diversas comunidades que compõem a sociedade em seus diversos setores.
6.1.1.3 Objetivos
Apoiar, incentivar e desenvolver atividades de pesquisa e extensão, vinculadas a
Geografia Humana.
6.1.1.4 Metodologia
Será utilizado o método participativo-colaborativo para que os envolvidos no
projeto possam construir atividades de extensão e pesquisa gerando uma aproximação com
a comunidade e seu lugar para as práticas relacionadas à Geografia Humana.
A execução do presente projeto possibilitará também a curricularização da extensão
na formação acadêmica, para isso, a metodologia a ser aplicada se constituirá de dois
conjuntos de ações, atividades teóricas e práticas. Na parte teórica a ênfase será em
conceitos básicos importantes para a compreensão dos estudos em Geografia Humana com
aplicações em situações urbanas, rurais e ambientais como práticas motivacionais das
ações de extensão traduzidas por cursos, seminários, palestras, oficinas construção e
exibição de vídeos.
6.1.1.5 Resultados esperados e avaliação
Espera-se como resultados: a) socialização de conhecimentos com a comunidade
acadêmica e parceiros da pesquisa; b) produções e apresentações das atividades; c)
socialização de matérias via rede mundial de computadores em websites e mídias sociais;
entre outros meios de divulgação.
Ao longo da execução das ações, deverão ser aplicados instrumentos e indicadores
processuais e participativos que avaliem a organicidade e vínculo entre as ações com foco
no desenvolvimento das atividades de extensão e seu impacto na sociedade. Os
coordenadores das ações deverão realizar o acompanhamento e avaliação contínuos das
atividades. As mesmas, em aspecto amplo, serão acompanhadas pela Coordenação de
Extensão e Monitoria, responsável pelo acompanhamento das atividades de extensão no
Instituto, regidas pelo presente Programa de Extensão.
6.1.1.6 Sub Projetos
O projeto Geografia nas Comunidades compreende uma ação coletiva no âmbito do
IGDEMA e visa englobar as diversas atividades de extensão na mesma temática que serão
desenvolvidas por grupos de pesquisas, laboratórios e docentes. Para isso, os
coordenadores devem submeter seus sub projetos e ações de extensão no Instituto ou
outras Unidades Acadêmicas para apreciação no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Os projetos e ações submetidas terão que estar alinhados com a área temática
geográfica do presente projeto, bem como, com suas linhas de extensão. Para ser aprovado
pela Comissão de Extensão e Monitoria, as ações terão que ter obrigatoriamente a
participação de docentes e discentes do IGDEMA.
6.1.2 Geografia e meio ambiente
6.1.2.1 Identificação
Área temática: Meio Ambiente
Linhas de Extensão: Questões ambientais; Recursos Hídricos; Tecnologia da Informação;
Desenvolvimento Urbano; Patrimônio cultural, histórico e natural; Metodologias e
estratégia de ensino/aprendizagem; Desenvolvimento de Produtos; Desenvolvimento
Tecnológico.
6.1.2.2 Introdução
As problemáticas ambientais resultantes do modelo de desenvolvimento da
sociedade moderna levaram ao surgimento de movimentos sociais preocupados com a
qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. As temáticas da Geografia Física vêm
analisar as relações da sociedade – natureza, através dos sistemas envolvidos e os impactos
gerados ao meio ambiente. O espaço físico e os elementos relacionados ao clima,
vegetação, solos, relevo e hidrografia são apropriados de diferentes formas pela sociedade
gerando características peculiares nas paisagens. Dessa forma, o projeto Geografia e Meio
Ambiente busca contribuir para a popularização dos conhecimentos e ações referentes a
temática da natureza e do meio ambiente junto a sociedade. Outro foco é contribuir para
que as classes socioeconômicas menos favorecidas, que geralmente são as que mais sofrem
por habitar áreas mais suscetíveis aos transtornos ambientais, disponham de saberes e
ferramentas que ajudem a tornar suas comunidades ambientes mais saudáveis e seguros.
6.1.2.3 Objetivos
Analisar as relações entre a sociedade e a natureza, propondo uma série de ações
que contribuam com a popularização dos conhecimentos sobre o meio ambiente e o
convívio sustentável nos espaços naturais.
6.1.2.4 Metodologia
Ao longo da execução das ações, a exposição dos conteúdos ocorrerá por meio de
atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem de temas ligados ao meio ambiente,
junto a sociedade. Tem-se como meta a curiosidade científica dos indivíduos, a fim de os
mesmos possam compreender os princípios da extensão e se beneficiar de suas ações.
Serão abordados casos ocorridos na natureza para que eles procurem soluções e as
divulguem em determinado período, para praticarem a oratória e desenvolverem a
atividade de Extensão.
6.1.2.5 Resultados esperados e avaliação
Como resultado espera-se que os alunos, técnicos-administrativos e docentes dos
cursos de Graduação em Geografia do IGDEMA possam trocar experiências vividas na
comunidade estudada e também socializar conhecimentos com a comunidade acadêmica e
grupos de pesquisa e extensão.
Os alunos dos cursos de Graduação serão avaliados através da participação efetiva
em sala de aula e na execução das ações, a partir das discussões e aplicações dos exercícios
durante a apresentação dos conteúdos, como também nas oficinas e palestras feitas com o
público-alvo.
6.1.2.6 Sub Projetos
O projeto Geografia e Meio Ambiente compreende uma ação coletiva no âmbito do
IGDEMA e visa englobar as diversas atividades de extensão na mesma temática que serão
desenvolvidas por grupos de pesquisas, laboratórios e docentes. Para isso, os
coordenadores devem submeter seus sub projetos e ações de extensão no Instituto ou
outras Unidades Acadêmicas para apreciação no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Os projetos e ações submetidas terão que estar alinhados com a área temática
geográfica do presente projeto, bem como, com suas linhas de extensão. Para ser aprovado
pela Comissão de Extensão e Monitoria, as ações terão que ter obrigatoriamente a
participação de docentes e discentes do IGDEMA.
6.1.3 Geografia e suas tecnologias
6.1.3.1 Identificação
Área temática: Tecnologia e Produção
Linhas de Extensão: Desenvolvimento de Produtos; Desenvolvimento Tecnológico;
Divulgação Científica e Tecnológica; Gestão Informacional; Inovação Tecnológica;
Questões Ambientais; Recursos Hídricos e Tecnologia da Informação.
6.1.3.2 Introdução
Com o crescimento do uso e do aprimoramento das tecnologias, a informação
tornou-se mais próxima da sociedade. Nesse contexto, as geotecnologias potencializam
também, as práticas pedagógicas, o entendimento do lugar a partir de seu uso a todos os
interessados na compreensão do espaço e na relação da sociedade com a natureza.
Os avanços no uso das geotecnologias também têm levado a compreensão do
espaço sob um olhar crítico, percebendo as relações sociais e identificando os interesses
dominantes implícitos e/ou explícitos. A aplicação de tecnologias ao estudo do espaço tem
proporcionado ao homem compreender melhor as relações socioespaciais que lhe interessa.
Assim, as geotecnologias vêm auxiliando a sociedade a conhecer a dinâmica espacial do
lugar onde mora, ou até mesmo do mundo. Exemplos podem apontar para ferramentas
como o Google Earth e o Google Maps que vêm possibilitando às pessoas que nunca
saíram de sua cidade natal a percorrem lugares distante.
6.1.3.3 Objetivos
Apoiar, incentivar e desenvolver atividades de pesquisa e extensão, vinculadas a
Geografia com ênfase nas Geotecnologias.
6.1.3.4 Metodologia
Será utilizado o método participativo-colaborativo para que os alunos possam
construir atividades de extensão e pesquisa gerando uma aproximação com a comunidade e
seu lugar para as práticas apoiadas por geotecnologias.
A metodologia a ser aplicada se constituirá de discussões teóricas e práticas em
laboratórios informatizados e espaços sociais. Na parte teórica a ênfase será em conceitos
básicos importantes para uso das geotecnologias com aplicações em situações urbanas,
rurais e ambientais como práticas motivacionais das ações de extensão traduzidas por
cursos, seminários, palestras, oficinas construção e exibição de vídeos.
6.1.3.5 Resultados esperados e avaliação
Espera-se como resultados: a) socialização de conhecimentos com a comunidade
acadêmica e parceiros da pesquisa; b) produções e apresentações das atividades; c)
socialização de matérias via rede mundial de computadores em websites e mídias sociais.
Deverão ser aplicados instrumentos e indicadores processuais e participativos que
avaliem a organicidade e vínculo entre as ações com foco no desenvolvimento das
atividades planejadas.
6.1.3.6 Sub Projetos
O projeto Geografia e Suas Tecnologias compreende uma ação coletiva no âmbito
do IGDEMA e visa englobar as diversas atividades de extensão na mesma temática que
serão desenvolvidas por grupos de pesquisas, laboratórios e docentes. Para isso, os
coordenadores devem submeter seus sub projetos e ações de extensão no Instituto ou
outras Unidades Acadêmicas para apreciação no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Os projetos e ações submetidas terão que estar alinhados com a área temática
geográfica do presente projeto, bem como, com suas linhas de extensão. Para ser aprovado
pela Comissão de Extensão e Monitoria, as ações terão que ter obrigatoriamente a
participação de docentes e discentes do IGDEMA.
6.1.4 Geografia e o planejamento dos territórios
6.1.4.1 Identificação
Áreas temáticas: Cultura; Direitos Humanos; Meio Ambiente; Comunicação e Trabalho.
Linhas de Extensão: Desenvolvimento rural e questões agrárias; desenvolvimento urbano;
Emprego e renda; Endemias e epidemias; Esporte e lazer; Organização da sociedade e
movimentos sociais; Patrimônio cultural, histórico e natural; Desenvolvimento humano;
Questões Ambientais; Recursos hídricos.
6.1.4.2 Introdução
O planejamento territorial constitui atividade inerente ao escopo de possibilidades
dos profissionais da Geografia, sobretudo, aquelas ligadas ao desenvolvimento de
atividades nos espaços de convívio dos diversos grupos sociais. Sendo os geógrafos e
professores de Geografia, agentes sociais, aproximar a formação desses profissionais das
realidades espaciais, com seus desafios e possibilidades, as quais vão atuar
profissionalmente no futuro, constitui avanço importante ferramenta no processo de
ensino-aprendizagem em Geografia.
Os territórios, no campo teórico da Geografia, podem ser compreendidos como
unidades espaciais permeadas por relações de poder, o que envolve diversos agentes
sociais, e seus respectivos interesses. Isso pode ser observado ao se perceber que o
território compreende um determinado uso espacial, englobados em mecanismos de
apropriação, controle e defesa de seu controle por agentes públicos e privados, através dos
quais se viabilizam práticas de poder. Compreender essas relações constitui desafio
inerente a atuação dos profissionais da Geografia. Daí a importância de inserir essas
discussões, de forma teórica e prática, no processo de formação dos discentes de graduação
do IGDEMA.
6.1.4.3 Objetivos
Apoiar, incentivar e desenvolver atividades de pesquisa e extensão, vinculadas a
Geografia no tocante ao planejamento territorial.
6.1.4.4 Metodologia
Será utilizado o método participativo-colaborativo para que os alunos, técnicosadministrativos e docentes possam construir e executar atividades de extensão e pesquisa
gerando uma aproximação com a comunidade e seus lugares para as práticas apoiadas no
planejamento territorial.
A metodologia a ser aplicada se constituirá de discussões teóricas e práticas em sala
de aula e demais espaços sociais. Na parte teórica a ênfase será em conceitos básicos
importantes ao planejamento dos territórios com aplicações em situações urbanas, rurais e
ambientais como práticas motivacionais das ações de extensão traduzidas por cursos,
seminários, palestras, oficinas e produtos.
6.1.4.5 Resultados esperados e avaliação
Espera-se como resultados: a) socialização de conhecimentos com a comunidade
acadêmica e parceiros da pesquisa; b) produções e apresentações das atividades; c)
socialização de matérias via rede mundial de computadores em websites e mídias sociais.
Deverão ser aplicados instrumentos e indicadores processuais e participativos que
avaliem a organicidade e vínculo entre as ações com foco no desenvolvimento das
atividades planejadas ao longo da execução dos projetos e sub projetos do presente
Programa de Extensão.
6.1.4.6 Sub Projetos
O projeto Geografia e o Planejamento dos Território compreende uma ação coletiva
no âmbito do IGDEMA e visa englobar as diversas atividades de extensão na mesma
temática que serão desenvolvidas por grupos de pesquisas, laboratórios e docentes. Para
isso, os coordenadores devem submeter seus sub projetos e ações de extensão no Instituto
ou outras Unidades Acadêmicas para apreciação no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Os projetos e ações submetidas terão que estar alinhados com a área temática
geográfica do presente projeto, bem como, com suas linhas de extensão. Para ser aprovado
pela Comissão de Extensão e Monitoria, as ações terão que ter obrigatoriamente a
participação de docentes e discentes do IGDEMA.
6.1.5 Os profissionais da Geografia
6.1.5.1 Identificação
Áreas temáticas: Educação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; Trabalho; Cultura;
Comunicação; Direitos Humanos; Saúde.
Linhas de Extensão: Desenvolvimento rural e questões agrárias; desenvolvimento urbano;
Emprego e renda; Endemias e epidemias; Esporte e laser; Organização da sociedade e
movimentos sociais; Desenvolvimento humano; Questões Ambientais; Questões
ambientais; Recursos Hídricos; Tecnologia da Informação; Patrimônio cultural, histórico e
natural; Metodologias e estratégia de ensino/aprendizagem; Desenvolvimento de Produtos;
Desenvolvimento Tecnológico.
6.1.5.2 Introdução
A Geografia, com seu caráter multidisciplinar e capacidade ímpar de diálogos,
possui um objeto de estudo bastante amplo e complexo, as relações espaciais. Estabelecer
conexões e realizar leituras dos diversos elementos, processos e fatores que possibilitam as
relações e interações espaciais constitui desafio inerente a seus profissionais, sejam eles da
pesquisa, docência ou planejamento territorial.
A busca pela compreensão das interações espaciais exige dos profissionais da
Geografia uma ampla capacidade de leitura dos territórios, regiões, paisagens e lugares.
Exigindo desses agentes sociais constante atualização e aperfeiçoamento para que possam
realizar essas leituras do mundo vivido e experimentado pela sociedade em seus diversos
arranjos e arquiteturas organizacionais.
Durante o processo de formação dos profissionais da Geografia, faz-se necessário
ampliar os horizontes e capacidades de interpretação desses indivíduos, possibilitando
espaços de interação e construção de saberes. Surge então, a extensão como campo que
possibilita tanto a construção, quanto a aplicação dos saberes e vivências geográficas.
Constituindo espaço promissor para o desenvolvimento de uma cultura de aplicabilidade
dos saberes e possibilidades da Geografia no contexto da sociedade.
6.1.5.3 Objetivos
Apoiar, incentivar e desenvolver atividades de pesquisa e extensão, vinculadas a
atuação dos profissionais da Geografia junto a sociedade, compreendendo as
particularidades e complementariedades que constituem as habilitações da formação em
Geografia, Licenciatura e Bacharelado.
6.1.5.4 Metodologia
Ao longo do projeto serão utilizados métodos participativos-colaborativos para que
os alunos, técnicos-administrativos e docentes possam construir e executar atividades de
extensão vinculadas a popularização dos conhecimentos referentes as atuações dos
profissionais da Geografia, gerando uma aproximação entre os conhecimentos científicos,
saberes populares e a atuação desses agentes sociais.
A metodologia a ser aplicada pode ser agrupada em dois conjuntos distintos e
complementares, unindo teoria e prática nos fazeres pedagógicos em Geografia,
valorizando os saberes e contribuindo para uma formação sólida e antenada com a
realidade e demandas sociais circundantes no tocante a Alagoas e sua capital, Maceió. Para
isso, os diversos agentes envolvidos com o presente projeto, deverão estar sempre atentos
as demandas e possibilidades das comunidades que serão envolvidas nas atividades a
serem executas, bem como, realizar avaliações dos impactos que essas ações trarão tanto
para os indivíduos inseridos quanto para a formação dos discentes do IGDEMA.
6.1.5.5 Resultados esperados e avaliação
Espera-se como resultados: a) socialização de conhecimentos com a comunidade
acadêmica e demais comunidades e grupos sociais envolvidos; b) produções e
apresentações das atividades nos espaços educacionais e comunitários; c) socialização de
produtos e conhecimentos via rede mundial de computadores; d) contribuir com a
formação dos futuros profissionais da Geografia no tocante ao amplo leque de
possibilidades, vivências e desafios de sua futura profissão.
Ao longo do desenvolvimento das atividades, deverão ser aplicados instrumentos e
indicadores processuais e participativos que avaliem a organicidade e vínculo entre as
ações com foco no desenvolvimento das atividades planejadas ao longo da execução dos
projetos e sub projetos do presente Programa de Extensão.
6.1.5.6 Sub Projetos
O projeto A atuação dos Profissionais da Geografia compreende uma ação coletiva
no âmbito do IGDEMA e visa englobar as diversas atividades de extensão na mesma
temática que serão desenvolvidas por grupos de pesquisas, laboratórios e docentes. Para
isso, os coordenadores devem submeter seus sub projetos e ações de extensão no Instituto
ou outras Unidades Acadêmicas para apreciação no Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Os projetos e ações submetidas terão que estar alinhados com a área temática
geográfica do presente projeto, bem como, com suas linhas de extensão. Para ser aprovado
pela Comissão de Extensão e Monitoria, as ações terão que ter obrigatoriamente a
participação de docentes e discentes do IGDEMA.
7 DOS EVENTOS E CURSOS
Os docentes do Instituto coordenam uma série de eventos ao longo dos semestres
letivos, ações regidas pelos editais de extensão da Ufal e submetidas na plataforma digital
SIGA/Ufal. Além desses esforços individuais, o Instituto apresenta um conjunto de ações
que são desenvolvidas esporadicamente todos os anos. Os eventos realizados no Instituto
são gratuitos e todos os discentes, docentes e técnicos-administrativos são convidados a
participares dos mesmos.
A realização dessas atividades contribuem com o desenvolvimento das disciplinas
intituladas Atividades Curriculares de Extensão em Geografia (ACEGEO) no âmbito dos
Cursos de Geografia do Instituto. Constituem as ACEGEO I, ACEGEO II, ACEGEO III,
ACEGEO IV, ACEGEO V, sendo essa última diferentes para os cursos de Licenciatura e
Bacharelados, contemplando atuações específicas das modalidades de formação. Parte das
atividades curriculares das referidas disciplinas são desenvolvidas ao longo da realização
dos eventos, onde os discentes são inseridos em algumas modalidades como organizadores,
monitores e participantes de acordo com o planejamento semestral das disciplinas,
realizado pelos docentes que as ministram.
7.1 Eventos permanentes
➢ Semana de Geografia da Ufal - Maceió, evento organizado anualmente pelas
coordenações de cursos, com cronograma variado, juntamente com o Centro
Acadêmico de Geografia – CAGEO, a sua programação tem sido marcada pelo
amplo debate político, técnico e científico, bem como, pela comemoração do dia do
Geógrafo. Os discentes dos Cursos de Geografia participam ora como monitores,
sendo selecionados pelos docentes, ora como participantes a partir de suas
inscrições individuais;
➢ Ciclos de conferências do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG,
conferências, palestras e mesas redondas, promovendo a integração de
conhecimentos e intercambio entre docentes e discentes do IGDEMA. Esse evento
é promovido pelo PPGG, com organização e monitores constituída por membros da
Pós-Graduação, mas com abertura de inscrições para os alunos dos Cursos de
Graduação. No semestre de realização do evento, os docentes das ACEGEO
deverão inserir em seus planejamentos a participação dos discentes das disciplinas
de extensão no evento;
➢ Agosto Legal, evento que tem como finalidade principal promover um ciclo de
palestras e oficinas com temáticas voltadas para o Ensino de Geografia, realizadas
nos meses de agosto de cada ano pelo Laboratório de Educação Geográfica –
LEGAL. Constitui um espaço de diálogos e intercâmbios no tocante as teorias,
metodologias e fazeres pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem no
ensino de Geografia;
➢ Arena Geográfica, seminário realizado anualmente, envolvendo os discentes dos
cursos de Geografia do IGDEMA. Engloba uma série de atividades de extensão, a
partir da organização e realização de debates sobre temas e conteúdos geográficos.
A cada ano o evento engloba uma das quatro áreas genéricas, Ensino de Geografia,
Geografia Humana, Geografia Física e Geotecnologias;
➢ Fronteiras do Conhecimento Geográfico, iniciativa que tem como finalidade
principal promover um ciclo de palestras e oficinas envolvendo temáticas
desenvolvidas no Ensino de Geografia, realizadas semestralmente. Espaço de
intercâmbio entre especialistas e estudantes em temas que contribuem para a
formação dos futuros Profissionais da Geografia no estado de Alagoas.
➢ Colóquio Cidade Educadora, constituem encontros científicos, que buscam
promover espaços para conversas entre os participantes e os palestrantes
envolvendo: fundamentos teóricos; obras clássicas; projetos de ações e sobretudo
articulação entre Academia, Escola e Sociedade. Sua realização visa incluir à
cidade de Maceió na Rede Internacional de Cidades Educadoras.
➢ Ciclo de Debates Urbanos, são encontros científicos com objetivo de propiciar o
diálogo entre docentes, discentes e técnicos da Ufal, assim como agentes externos à
Ufal do setor público, privado, Egressos do Curso de Geografia, profissionais em
diversas áreas das ciências sociais e humanas, ONG´s, Movimentos Sociais em
seus diferentes espectros de atuação interessados em debater a problemática urbana
no estado de Alagoas. Promovido pelo Laboratório de Dinâmica Urbana,
Planejamento e Gestão em parceria com o Programa de Pós-Graduação em
Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDic) da UNEAL, propõe a partir de palestras
o conhecimento e proposições para o enfrentamento de questões hoje evidenciadas
e vivenciadas pelas cidades em seus diversos tamanhos (metrópoles, cidades
grandes, médias e pequenas), tais como: a violência urbana, a segregação urbana, a
exclusão urbanística, territorial e social, a qualidade de vida urbana entre outras.
➢ Fim de semana no museu, constitui uma série de atividades culturais e científicas
realizadas pelo Museu de História Natural da Ufal com vistas a popularização dos
conhecimentos referentes a Natureza e ao Meio Ambiente. Esse evento é realizado
em finais de semana no espaço do referido Museu, com ampla divulgação e convite
a toda a Comunidade Acadêmica e Sociedade Alagoana.
7.2 Cursos de extensão
Ao longo dos semestres letivos, os docentes do IGDEMA e professores de outras
instituições em âmbito local, regional, nacional e internacional, convidados pela Direção,
Coordenações, docentes, Centro Acadêmico e discentes, ministram cursos de extensão
voltados aos alunos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto. Essas ações permitem o
intercâmbio científico e de experiências que contribuem para a formação dos discentes do
Instituto, promovendo espaços de debate, desenvolvimentos metodológico e tecnológico,
experimentações e vivências ao longo da formação acadêmica.
Os principais temas dos cursos promovidos estão descritos a seguir:
➢ Cursos sobre geotecnologias aplicadas, atividades de formação complementar,
ligadas ao aprendizado profissional dirigido aos discentes da Ufal e profissionais de
nível superior, em especial, em atuação na área das geotecnologias. Constituem
cursos variados e gratuitos nos quais os docentes podem inserir em seus
planejamentos de disciplinas, em especial as ACEGEO, a participação dos
discentes;
➢ Cursos sobre a natureza, meio ambiente e a sustentabilidade, atividades de
formação complementar, ligadas ao aprendizado profissional dirigido aos discentes
da Ufal e profissionais de nível superior, em especial, em atuação na Geografia
Física, dada a sua afinidade teórico-metodológica com a temática. Constituem
cursos variados e gratuitos nos quais os docentes podem inserir em seus
planejamentos de disciplinas, em especial as ACEGEO, a participação dos
discentes;
➢ Cursos sobre processos, fenômenos e convívio social, atividades de formação
complementar, ligadas ao aprendizado profissional dirigido aos discentes da Ufal e
profissionais de nível superior, em especial, em atuação na Geografia Humana,
dada a sua afinidade teórico-metodológica com a temática. Constituem cursos
variados e gratuitos nos quais os docentes podem inserir em seus planejamentos de
disciplinas, em especial as ACEGEO, a participação dos discentes;
➢ Cursos e oficinas sobre Ensino de geografia, atividades de formação
complementar, ligadas ao aprendizado profissional dirigido aos discentes da Ufal e
profissionais de nível superior, em especial, em atuação no Ensino de Geografia,
dada a sua afinidade teórico-metodológica com a temática. Constituem cursos,
oficinas e fazeres pedagógicos variados e gratuitos nos quais os docentes podem
inserir em seus planejamentos de disciplinas, em especial as ACEGEO, a
participação dos discentes.
7.3 Ações esporádicas
Além das ações permanentes de extensão previstas e realizadas todos os anos, o
IGDEMA conta com uma séria de atividades de caráter esporádico, voltadas para a
promoção da Extensão Universitária. Essas ações são organizadas pelos diversos docentes,
laboratórios e grupos de pesquisa do Instituto e configuram ricos espaços de diálogos e
intercâmbios, com participação de profissionais de outras instituições e centros de ensino
do Brasil e do Exterior.
As ações esporádicas são submetidas na plataforma digital SIGAA/Ufal e são
cuidadosamente analisadas no âmbito do Instituto e da PROEX, tanto como propostas
quanto como ações concluídas, após a sua finalização. Correspondem a uma séria de
cursos, seminários, ciclos de palestras, oficinas, intervenções e outros modelos de atividade
que possam promover a extensão universitária.
8 Do acompanhamento e avaliação
A
Coordenação
de
Extensão
e
Monitoria
do
IGDEMA,
realizará
o
acompanhamento da proposição, avaliação, execução e avaliação das ações de extensão do
Instituto. Relatando no Conselho da Unidade tanto as propostas, quanto a execução e
finalização das atividades de extensão, utilizando para isso, seu acento nas reuniões. Se
encarregará ainda de ajudar os docentes e demais proponentes das ações de extensão no
que concerne à submissão das propostas no sistema acadêmico da Ufal, bem como, sua
divulgação junto à Comunidade Acadêmica.
As alterações e adequações, quando necessário, no presente Programa de Extensão
serão elaborados pela Coordenação de Extensão e submetidas ao Conselho da Unidade
para deliberações, garantindo assim, o atendimento as mudanças na Legislação, resoluções
da Ufal e do IGDEMA em tempo necessário a sua inserção no cotidiano dos cursos de
Graduação e seus respectivos Projetos Pedagógicos.
Referências
Ufal. Consuni. Resolução n° 04, de 2018. REGULAMENTA AS AÇÕES DE
EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFAL.
Ufal. Consuni. Resolução nº 65 de 2014. ESTABELECE A ATUALIZAÇÃO DAS
DIRETRIZES GERAIS DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DA UFAL.
Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018.
Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o
disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação –
PNE 2014-2024 e dá outras providências.
Anexo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Coordenação do Curso de Geografia Licenciatura
Informações Básicas
GEOL111 – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM
GEOGRAFIA I
Período
Carga Horária
Unidade
Vespertino 3º
Teórica
Prática
Total
Acadêmica
IGDEMA
Noturno
4º
20
44
64
EMENTA
A Universidade Pública; o papel social da Universidade; a importância da extensão na
formação discente; a importância do intercâmbio de ideias, ações e pensamentos na
forma formação profissional em Geografia; o Programa de Extensão do IGDEMA, o
projeto Geografia e as comunidades que vai desenvolver ações de extensão ligadas ao
conhecimento geográfico em bairros, comunidades e grupos sociais de Alagoas.
Metodologia
Esse componente será desenvolvido em dois conjuntos de ações:
O primeiro compreende um conjunto de encontros onde serão discutidos os conteúdos
teóricos e fundamentos metodológicos necessários a extensão universitária, além da
apresentação e planejamento das ações do projeto Geografia e as comunidades, que
visa a realização de ações que envolvam a popularização dos conhecimentos
geográficos em comunidades ou grupos sociais em Alagoas.
No segundo momento os alunos participarão de uma série de ações a serem
desenvolvidas nos subprojetos do projeto Geografia e as Comunidades, em
comunidades previamente selecionadas, atendendo as populações residentes ou que
desenvolvam atividades ligada ao trabalho ou habitação, compreendendo oficinas,
intervenções, palestras; treinamentos e ações educativas relacionadas à ciência
geográfica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Profissão docente: pontos e contrapontos. São
Paulo: Summus, 2009.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa
2002
CASTELLAR, Sônia ((org.)). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São
Paulo: Contexto, 2005.
D'AVILA, CRISTINA MARIA. Profissão docente; novos sentidos, novas perspectivas.
Campinas: Papirus, 2015.
REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André
(org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed,
2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões.
4 ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
CERICATO, Itale Luciene. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão
bibliográfica. Rer. Bras. Estudos Pedagógicos, Brasília, v.97 n.246, p273-289,
maio/ago.2016.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo, SP:
Contexto, 2008. 42
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Coordenação do Curso de Geografia Licenciatura
Informações Básicas
GEOLXXX – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM
GEOGRAFIA II
Período
Carga Horária
Unidade
Vespertino 4º
Teórica
Prática
Total
Acadêmica
IGDEMA
Noturno
5º
20
44
64
EMENTA
Relação da Geografia Física e as atividades de Extensão. Relação da sociedade e
natureza. Relação das temáticas da Geografia Física com o meio ambiente. Sistemas
ambientais.
Metodologia
Esse componente será desenvolvido em dois conjuntos de ações:
O primeiro compreende um conjunto de encontros onde serão discutidos os conteúdos
teóricos e fundamentos metodológicos necessários a extensão universitária, além da
apresentação e planejamento das ações do projeto Geografia e Meio Ambiente,
popularizando ações de educação ambiental em bairros, comunidades e grupos sociais
de Alagoas
No segundo momento os alunos participarão de uma série de ações a serem
desenvolvidas nos subprojetos do projeto Geografia e Meio Ambiente e em uma
segunda etapa do projeto Geografia e as comunidades, bairros, comunidades e grupos
sociais de Alagoas, previamente selecionados, compreendendo oficinas, intervenções,
palestras; treinamentos e ações educativas relacionadas à ciência geográfica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIGARELLA, João José. Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais.
Editora da UFSC. 2007. 2ª Ed. Volume 3.
GUERRA, Antonio Teixeira. Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Editora
Bertrand. 2009. 280p.
PETERSEN, James F. Fundamentos de Geografia Física. Cengage Learning. 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Coordenação do Curso de Geografia Licenciatura
Informações Básicas
GEOLXXX – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM
GEOGRAFIA III
Período
Carga Horária
Unidade
Vespertino 5º
Teórica
Prática
Total
Acadêmica
IGDEMA
Noturno
6º
20
44
64
EMENTA
A Universidade Pública; o papel social da Universidade; a importância da extensão na
formação discente; a importância do intercâmbio de ideias, ações e pensamentos na
forma formação profissional em Geografia; o Programa de Extensão do IGDEMA, o
projeto Geografia e suas tecnologias.
Metodologia
Esse componente será desenvolvido em dois conjuntos de ações:
O primeiro compreende um conjunto de encontros onde serão discutidos os conteúdos
teóricos e fundamentos metodológicos necessários a extensão universitária, além da
apresentação e planejamento das ações do projeto Geografia e Suas Tecnologias,
apresentando a comunidade acadêmica e sociedade as aplicações das ferramentas
tecnológicas em Geografia.
No segundo momento os alunos participarão de uma série de ações a serem
desenvolvidas nos subprojetos do projeto Geografia e Suas Tecnologias e em uma
segunda etapa do projeto Geografia e Meio Ambiente, em bairros, comunidades e
grupos sociais de Alagoas, previamente selecionados, compreendendo oficinas,
intervenções, palestras; treinamentos e ações educativas relacionadas à ciência
geográfica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Profissão docente: pontos e contrapontos. São
Paulo: Summus, 2009.
DERANI JÚNIOR, Alexandre; TOMMASELLI, Antonio Maria Garcia; ROSSETTO,
Cássio Fernando. Geoinformação: perspectivas de mercado. Curitíba, PR: Editora
Espaço Geo Ltda, 2002. 44 p.
CASTELLAR, Sônia ((org.)). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São
Paulo: Contexto, 2005.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de
Textos, 2008. 160 p. ISBN 9788586238826 (broch.).
MATOS, João Luís de. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel,
c2008. ix, 405 p. (Geomática.). ISBN 9789727575145(broch.).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOURA, Ana Clara Mourão. Tecnologias de Geoinformação para Representar e
Planejar o Território Urbano. Editora Interciência. ISBN 9788571933859.
LONGLEY, Paul. Sistemas e ciência da informação geográfica. 3. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2013. xx, 540 p. ISBN 9788565837699: (broch.).
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo, SP:
Contexto, 2008. 42
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Coordenação do Curso de Geografia Licenciatura
Informações Básicas
GEOLXXX – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM
GEOGRAFIA IV
Período
Carga Horária
Unidade
Vespertino 7º
Teórica
Prática
Total
Acadêmica
IGDEMA
Noturno
8º
20
44
64
EMENTA
A Universidade Pública; o papel social da Universidade; a importância da extensão na
formação discente; a importância do intercâmbio de ideias, ações e pensamentos na
forma formação profissional em Geografia; o Programa de Extensão do IGDEMA, o
projeto Geografia e o planejamento dos territórios, apresentando a comunidade
acadêmica e sociedade as aplicações das metodologias de territorialização e
regionalização em Geografia.________________.
Metodologia
Esse componente será desenvolvido em dois conjuntos de ações:
O primeiro compreende um conjunto de encontros onde serão discutidos os conteúdos
teóricos e fundamentos metodológicos necessários a extensão universitária, além da
apresentação e planejamento das ações do projeto Geografia e o Planejamento dos
Territórios.
No segundo momento os alunos participarão de uma série de ações a serem
desenvolvidas nos subprojetos do projeto Geografia e o Planejamento dos Territórios
e em uma segunda etapa do projeto Geografia e Suas Tecnologias, em bairros,
comunidades e grupos sociais de Alagoas, previamente selecionados, compreendendo
oficinas, intervenções, palestras; treinamentos e ações educativas relacionadas à
ciência geográfica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Profissão docente: pontos e contrapontos. São
Paulo: Summus, 2009.
DERANI JÚNIOR, Alexandre; TOMMASELLI, Antonio Maria Garcia; ROSSETTO,
Cássio Fernando. Geoinformação: perspectivas de mercado. Curitíba, PR: Editora
Espaço Geo Ltda, 2002. 44 p.
CASTELLAR, Sônia ((org.)). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São
Paulo: Contexto, 2005.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de
Textos, 2008. 160 p. ISBN 9788586238826 (broch.).
MATOS, João Luís de. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel,
c2008. ix, 405 p. (Geomática.). ISBN 9789727575145(broch.).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOURA, Ana Clara Mourão. Tecnologias de Geoinformação para Representar e
Planejar o Território Urbano. Editora Interciência. ISBN 9788571933859.
LONGLEY, Paul. Sistemas e ciência da informação geográfica. 3. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2013. xx, 540 p. ISBN 9788565837699: (broch.).
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo, SP:
Contexto, 2008. 42
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente
Coordenação do Curso de Geografia Licenciatura
Informações Básicas
GEOLXXX – ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM
GEOGRAFIA V
Período
Carga Horária
Unidade
Vespertino 7º
Teórica
Prática
Total
Acadêmica
IGDEMA
Noturno
9º
30
64
94
EMENTA
A Universidade Pública; o papel social da Universidade; a importância da extensão na
formação discente; a importância do intercâmbio de ideias, ações e pensamentos na
forma formação profissional em Geografia; o Programa de Extensão do IGDEMA, o
projeto Atuação dos profissionais da Geografia, apresentando a comunidade
acadêmica e sociedade as possibilidades atuação profissional Geografia.
Metodologia
Esse componente será desenvolvido em dois conjuntos de ações:
O primeiro compreende um conjunto de encontros onde serão discutidos os conteúdos
teóricos e fundamentos metodológicos necessários a extensão universitária, além da
apresentação e planejamento das ações de extensão as quais os alunos serão inseridos.
No segundo momento os alunos participarão de uma série de ações a serem
desenvolvidas na forma de eventos, cursos, previstos no Programa de Extensão do
IGDema, e produtos, produções concretas em Geografia como mapas, estudos de caso
e ferramentas de análise, relacionados à profissão docente. Os mesmos serão
estimulados a participar dessas ações, para isso, será construído um planejamento no
qual constará a listagem de ações com realização prevista para o semestre em curso.
Além disso, os alunos deverão apresentar um relatório contendo as ações de extensão
as quais participaram ao longo dos semestres anteriores. Poderão ainda ser vinculados
ao projeto A Atuação dos Profissionais da Geografia para participarem das atividades
a serem desenvolvidas nas modalidades evento, cursos e produtos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Profissão docente: pontos e contrapontos. São
Paulo: Summus, 2009.
DERANI JÚNIOR, Alexandre; TOMMASELLI, Antonio Maria Garcia; ROSSETTO,
Cássio Fernando. Geoinformação: perspectivas de mercado. Curitíba, PR: Editora
Espaço Geo Ltda, 2002. 44 p.
CASTELLAR, Sônia ((org.)). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São
Paulo: Contexto, 2005.
FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de
Textos, 2008. 160 p. ISBN 9788586238826 (broch.).
MATOS, João Luís de. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel,
c2008. ix, 405 p. (Geomática.). ISBN 9789727575145(broch.).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOURA, Ana Clara Mourão. Tecnologias de Geoinformação para Representar e
Planejar o Território Urbano. Editora Interciência. ISBN 9788571933859.
LONGLEY, Paul. Sistemas e ciência da informação geográfica. 3. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2013. xx, 540 p. ISBN 9788565837699: (broch.).
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo, SP:
Contexto, 2008. 42
